Projectos de Conservação

❮ Voltar

Somos uma empresa com o compromisso de fomentar a conservação da natureza e da biodiversidade. Procuramos traduzir este objectivo em todas as actividades que organizamos, mas também desenvolvemos projectos específicos de conservação da natureza e da biodiversidade.

Conheça os projectos de conservação da Birds & Nature:


Monitorização das Aves Aquáticas da Margem Norte do Estuário do Sado

Em 2009, a Birds & Nature lançou um projecto de conservação da natureza e da biodiversidade, que consiste na monitorização das aves aquáticas da margem norte do Estuário do Sado. Este projecto foi apresentado ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na sequência de uma alteração na lei que tutela as actividades de turismo de natureza e que incluía a possibilidade (facultativa no caso da Birds & Nature), da realização de um projecto de conservação da natureza por parte das empresas.

A importância do Estuário do Sado como área protegida de enorme riqueza natural, que importa conservar e valorizar, fica demonstrada por si só, atendendo aos vários estatutos de conservação que detém a nível internacional e nacional. O estuário possui uma grande diversidade de habitats e inclui duas Zonas de Protecção Especial (ZPE do Estuário do Sado e ZPE do Açude da Murta) e a Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES), cuja área é superior a 23.000 ha. É também considerada uma Zona Húmida de Importância Internacional (Convenção de Ramsar). Não obstante o Estuário do Sado incluir significativas populações nidificantes de várias espécies, a importância ornitológica desta área está particularmente ligada às aves aquáticas (de que se destacam as limícolas, como são exemplos o Pilrito-de-peito-preto, o Alfaiate, o Borrelho-grande-de-coleira e o Perna-vermelha) que invernam na área e que utilizam o estuário como ponto de paragem para repouso e alimentação (zonas de stop-over) durante a sua migração anual pela rota do Atlântico Leste.
De salientar que o Estuário do Sado tem sofrido, tal como muitas outras zonas húmidas portuguesas durante as últimas décadas, significativas alterações essencialmente provocadas pelo Homem; um exemplo deste facto consiste nas diversas intervenções em zonas anteriormente exploradas como salinas, que constituíam um habitat utilizado por numerosas espécies de aves aquáticas (nomeadamente limícolas), como zonas de refúgio (descanso e alimentação) durante o período de preia-mar. 
Os principais objectivos deste projecto são os seguintes:
- Obter informação acerca da variação sazonal dos efectivos populacionais das diversas espécies de aves que ocorrem no Estuário do Sado.
- Obter informação relativamente à fenologia de cada espécie.
- Identificar as áreas no estuário que albergam uma maior concentração de aves ao longo do ano.
- Obter dados que possam contribuir para entender o impacto das várias formas de ocupação de áreas anteriormente exploradas como salinas.
- Obter uma série temporal que permita interpretar a resposta das aves monitorizadas face a alterações no seu habitat.        
- Complementar os dados recolhidos através de outras entidades, nomeadamente através do ICNF.
- Promover o voluntariado em projectos de conservação da natureza.  
O projecto permite obter dados ao longo de todo o ano sobre as diversas espécies de aves aquáticas, com destaque para o grupo das limícolas (no entanto, são contadas também aves pertencentes a outros grupos, por exemplo gaivotas, andorinhas-do-mar, garças, flamingos, colhereiros, íbis, corvos-marinhos e patos) incluíndo a sua abundância e variação sazonal, bem como a alteração dos habitats e respectivo impacto nessas mesmas aves (por exemplo, é medida a altura da água de cada tanque em cada contagem mensal); por outras palavras, pretende-se obter um conjunto de informações que possa contribuir para o conhecimento e conservação das aves desta área protegida de grande importância ornitológica, uma vez que só é possível conservar aquilo que conhecemos. Em termos práticos, o projecto consiste na contagem mensal das aves aquáticas em zonas de refúgio de preia-mar, através de uma equipa de voluntários coordenados pela Birds & Nature. Para participar como voluntário, não é condição necessária experiência em observação e/ou monitorização de aves; cada voluntário que ingressa no projecto recebe formação específica, para além de ser integrado numa equipa com diferentes níveis de experiência. O projecto iniciou-se com a primeira contagem em Janeiro de 2010 e pretendemos que prossiga ao longo dos anos, de
modo a que a informação recolhida seja o mais completa possível, permitindo uma intervenção prática e real na conservação das aves e dos seus habitats desta importante zona húmida de Portugal. Já cumprimos mais de 10 anos de contagens e já foram publicados artigos sobre os resultados das mesmas. O projecto cobre uma área do Estuário do Sado que se situa entre as Praias do Sado e o Zambujal (foz da Ribeira da Marateca) e que está dividida em diversos refúgios; cada um destes refúgios é monitorizado por uma equipa; cada equipa inclui um coordenador. Cada refúgio inclui um determinado número de tanques, que constituem a unidade fundamental para as contagens; a anterior utilização dos tanques como salinas constituiu o critério principal de selecção dos mesmos, embora outros locais (por exemplo canteiros de arroz ou manchas de sapal) que possam constituir refúgios utilizados pelas aves no período de preia-mar, sejam também incluídos. O facto de numerosas espécies de aves aquáticas, com destaque para o grupo das limícolas, utilizarem a zona de lamas entre-marés como local de alimentação durante o período da baixa-mar, significa que estas aves estão, durante esse período, dispersas por uma grande área, sendo portanto muito difícil contá-las eficazmente; no entanto, durante o período de preia-mar e uma vez que essas zonas de lamas entre-marés ficam cobertas por água, estas aves concentram-se em refúgios, como por exemplo em tanques de actuais ou antigas salinas; este facto permite que, durante este período de preia-mar e nestes locais, seja possível identificar e contar essas mesmas aves de uma forma relativamente rápida e precisa. É efectuada uma contagem mensal em todos os refúgios incluídos, num total de 12 contagens anuais. Cada contagem é efectuada a um sábado, na maior preia-mar diurna; se tal não for possível, serão privilegiados os dias mais próximos com marés superiores a 3.3 metros. O período de contagem é o mais próximo possível do pico de maré (por exemplo, caso a contagem de um dado refúgio demore em média duas horas, será o período compreendido entre uma hora antes e uma hora depois do pico de maré). A contagem de cada mês é efectuada em simultâneo pelas diferentes equipas, cada uma contando o(s) seu(s) refúgio(s). Mensalmente os resultados das contagens são processados informaticamente, obtendo-se diversas análises (por exemplo por espécie, por mês, por refúgio, etc.).

No final de 2022 foi publicado um artigo na revista Waterbirds relativo aos 10 primeiros anos de monitorização. O artigo tem o título Synchronous Declines of Wintering Waders and High-Tide Roost Area in a Temperate Estuary: Results of a 10-Year Monitoring Programme. Para aceder ao artigo clique aqui.

Para aceder à base de dados, onde poderá ter informação sobre os resultados das contagens em cada mês ao longo dos anos, clique aqui (observações) e clique aqui (alturas de água).

Entidades Parceiras: Swarovski Optik


Projecto de Conservação no Parque Natural do Vale do Guadiana

Com início em 2022, em todos os programas de observação ou fotografia de aves de vários dias que organizamos na Península Ibérica com clientes internacionais, uma verba entre 30 e 60 € por participante (dependendo de cada programa) é doada ao Parque Natural do Vale do Guadiana (através do Fundo para a Conservação Birds & Nature), para a aquisição e instalação de caixas-ninho, câmaras de monitorização, data loggers, anilhas, estações de alimentação de aves necrófagas e outras, com o objectivo de beneficiar e permitir a recolha de informação científica relativa a espécies ameaçadas, de que são exemplos: Águia-imperial, Águia-caçadeira, Francelho, Abetarda, Sisão, Grifo e Abutre-preto. Desta forma, procuramos criar melhores condições para a conservação da natureza e da biodiversidade, através do ecoturismo.
Este fundo já financiou a compra de um transmissor GPS-Cellular-Solar ACC Tracker (com um peso inferior a 6 gr.), que foi colocado em Julho de 2022 numa Águia-caçadeira juvenil nascida em cativeiro sob condições controladas (cujo ovo foi colectado na natureza). O objectivo é recolher dados sobre o padrão da rota migratória desta ave, informação que é vital para a proteção da espécie cujas populações em Portugal e no planeta se encontram em declíneo acentuado.

Projecto de Conservação com a Herdade da Apariça

A Birds & Nature celebrou um acordo, com início em Outubro de 2022, com a Herdade da Apariça, uma propriedade localizada perto da aldeia de São Marcos da Ataboeira, no centro da ZPE de Castro Verde, que apresenta excelentes características para a ocorrência de aves estepárias. A Herdade da Apariça possui uma das maiores populações nidificantes de Rolieiros em Portugal. Por cada cliente que a Birds & Nature leve a visitar a propriedade, a nossa empresa doará uma verba, através do Fundo para a Conservação Birds & Nature, que será utilizada, pelo menos numa primeira fase, na reparação, renovação e expansão de caixas-ninho para Rolieiros na herdade. 
 

Programa Birds & Conservation no Sul de Portugal

Desenvolvemos um programa de 5 dias em que os participantes colaboram, durante duas manhãs, com vigilantes da Reserva Natural do Estuário do Tejo e do Parque Natural do Vale do Guadiana, respetivamente, a monitorizarem colónias de Perdizes-do-mar e a anilharem Francelhos e Águias-caçadeiras. Parte do preço pago por cada participante no programa de 5 dias (160 €) reverte, através do Fundo para a Conservação Birds & Nature, para ambas as áreas protegidas, com o objectivo de adquirir anilhas e outro material de monitorização destas 3 espécies. Acreditamos que este programa proporciona uma oportunidade única aos participantes de tomarem contacto directo com estas espécies ameaçadas e, mais importante ainda, de poderem contribuir directamente para a conservação das mesmas.

Mais detalhes

Recomendado por

Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Clean & Safe - Turismo de Portugal
Clean & Safe - Turismo de Portugal
Safe travels

Subscrever Newsletter



Fotos de Pedro Marques